gato e lãs

sábado, 27 de abril de 2013

Almofada de Coruja/ Mamãe coruja

Oi galera, como vocês estão?
Por aqui o frio me trouxe a gripe rsrs...

Bom, hoje queria mostrar para vocês como ficou a almofada de coruja que minha mãe costurou e eu ajudei em alguns detalhes. Nos baseamos nas váááárias outras almofadas de coruja que vimos pela internet. Eu já havia visto o modelinho em que as pessoas colocam o controle remoto da TV, mas não resistimos quando vimos os modelos que vinham com a corujinha filhote, então fizemos uma combinação dos dois. Vejam só:


com filhotinho e lugar para controle remoto
Apesar da correria deu para deixar a Coruja bonitinha =)

detalhe do filhotinho
Este filhotinho depois de pronto, quase roubei pra mim rsrs....

Sou daquelas pessoas que sabe-se lá o motivo, adora corujas. E notei também que muita gente adora.
Demos a almofada de presente para a nossa amiga Gizelda que para nós é o exemplo em pessoa de mamãe coruja, vovó coruja, bisavó coruja, titia coruja e por aí vai rsrs... Acho que é uma ideia bem bacana para presentear neste dia das Mães!



quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Boina Relevo " em Crochet

Olá! =) Tudo em riba?

Bom, hoje vou postar uma boina em crochet/crochê, feita por mim e pela minha mãe, sim porque quando ela estava cansada de fazer uma carreira passava para mim e vice-versa rsrsrs.....
Nós crochetamos para a Sophia pois suas touquinhas já estavam todas pequenas e com este friozinho é importante que se tenha algo para proteger a cabeça.

Sophia com a boina em croche
A Sophia ficou se achando com a boina, parece uma rainha.


A receita dessa boininha em crochet foi retirada do blog da Elaine Croche e para quem quiser a receita, clica AQUI, que irá jogar você direto no link com os videos da receita no blog dela. A professora Elaine ensina muito bem e é super prática.
Nós fizemos algumas alterações. Usamos lã em vez de linha, fizemos um tamanho menor de boina (calculamos um tamanho para a Sophia), e no topo da boina colocamos um pompom, como se vê na imagem abaixo:

receita elaine croche
Colocamos um pompom no topo da boina

Espero que vocês tenham gostado e que tentem fazer em casa, porque essa boina é puro charme!


domingo, 21 de abril de 2013

Homem do Campo

Sidinei Franco
Quadro feito pelo meu pai Sidinei Franco

Naquela cidadezinha distante, existe alguém que não me espera mas que não me canso de esperar.
            Meus olhos até poderiam se perder no horizonte, mas eu me perderia nele. Seu caminhar forte e sincero combinam com o verde da paisagem.
            Aprecio de longe sua humildade e as luzes do seu aposento simples, que iluminam ainda mais aqueles seus olhos bondosos.
            A coragem que habita em seu coração entra em delicada desarmonia com os calos em suas mãos grandes. O suor que escorre de sua testa enquanto trabalha cantarolando uma melodia qualquer, me mostra sempre o quanto a vida vale a pena.
            Suas maneiras de olhar para o céu e seu cuidado tão íntimo com a terra e a grama me tomam pela vontade de tornar-se semente, só para chamar sua atenção.
            Sinceramente, adoro a forma de como ele cuida dos animais com carinho e respeito sem fazer distinção. Adoro quando ele pronuncia desajeitadamente suas  palavras erradas, sem preocupação alguma de me surpreender com sua inteligência. Adoro quando agradece a Deus por mais um dia de trabalho e embora cansado me permite que veja seu sorriso inocente ao final de cada oração.
            Eu poderia ficar o tempo todo descrevendo nossas diferenças. Diferenças que tanto adoro e me fazem contraditoriamente me parecer com ele. Mas creio que não tenho a mesma coragem dele. Por isso, ficarei apenas sonhando com a sombra embaixo daquela árvore próxima a sua casa, onde ele gosta de tirar seu cochilo. Continuarei sonhando com um canto em sua modesta mesa de jantar e com um lugar ao seu lado na cama.
            Vou remoer este sonho já batido, para ter o gosto de quem sabe um dia ter espaço em seu coração, dia e noite. Repartir nossas vidas...
            Ficarei aqui, observando de longe. Alguns o chamariam de distraído para não me notar. Mas eu o chamaria de sensato. Este é apenas mais um dos motivos pelos quais nasci para amá-lo...

Joanna Catharina
21/04/13

OBS: Esse texto escrevi especialmente para este quadro que meu pai fez (o da imagem lá em cima). Foi o que imaginei: o amor entre duas pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Uma moça da cidade e um homem do campo. E vocês, o que imaginam ao olhar para a tela do meu pai?


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Projeto: Casaquinho para bebê em Tricot

Galera, estou aqui com um livro de receitas em Tricot antiguinho em mãos. É da minha mãe, de muito, muitoooo tempo atrás, quando meu irmão de 33 anos nem havia nascido rs. Precisava compartilhar isso com vocês.
Eu estava com vontade de fazer um ponto fantasia diferente em casaquinho para recém nascido e havia uns novelos de lã fininha largados em um canto aqui. Não sou muito fã de lã fininha (além de ser chatinha para trabalhar, não esquenta tanto assim), mas como a lã estava lá parada.... Então vem a calhar para recém nascidos. Usei lã Carinho da Pingouin.
E já comecei, ainda não sei se está certo, veremos no final.

O nome do Livro que tenho em mãos é "50 Receitas de Tricô para o Enxoval do bebê - encantadora coleção de mantas, sapatinhos, toucas etc da tia Lavínia- Edições de Ouro, categoria Coroa 8111 da Editora Tecnoprint LTDA".
Vou postar para vocês a RECEITA certinha para que possam seguir e me acompanhar:

Material necessário:

(aqui diz que é ideal para bebês de 1 ano, mas eu achei pequeno...)

-180 gramas de lã de 4 fios, bem macia.
-1 par de agulhas de tricô nº2.
-5 botões para a frente.
-1 agulha de crochê para o acabamento.

Ponto empregado:

Eis o esquema do ponto empregado:
Na agulha deverá estar um número de malhas que seja múltiplo de 4, como são 44, 72, etc.

1.ª car.: * 3 M,1 T, repita do * em toda a carreira e termine com 1 T.
2.ª car.: 1 M, 3 T, repita do * em toda a carreira, terminando com 3T.
3.ª car. e 4ª car.: Repita as 1ª e 2ª carreiras.
5.ª car.: 1 M * 1 T, 3 M, repita do * em toda a carreira e termine com 1 M, 1 T.
6.ª car.: 2 T * 1 M, 3 T, repita do * em toda a carreira e termine com 1 M e 1 T.
7.ª e 8.ª car.: Repita as 6.ª e 7.ª carreiras.

Instruções

Costas:

Monte 72 malhas e trabalhe no ponto do esquema 18 centímetros. Arremate 2 malhas de cada lado. A seguir, tricote 2 malhas juntas de ambos os lados, em carreiras alternadas, 3 vezes para formar a cava.
Trabalhe sem alteração até que a cava tenha 6 centímetros.
Mude para o ponto de sanfoninha e faça mais 7 centímetros.
Arremate 5 malhas no início de cada uma das 8 carreiras seguintes. Arremate as malhas restantes.

Frente:

Monte 44 malhas. Trabalhe como as costas até a cava. Arremate mais 3 malhas do lado da cava. Faça 2 malhas juntas do mesmo lado nas 3 carreiras seguintes. Faça a cava sem mais alterações, até que tenha 6 centímetros.
Mude para o ponto de sanfoninha e faça mais 7 centímetros.
Do lado da cava, no início das próximas 4 carreiras, arremate 5 malhas. Arremate as malhas restantes.
Faça a outra frente da mesma forma.

Mangas:

Monte 44 malhas e faça 3 centímetros no ponto do esquema. A seguir, sempre no ponto do esquema, aumente 1 malha em cada lado da carreira de 1 1/2 em 1 1/2 centímetros até ter 62 malhas na agulha.
Trabalhe sem alteração até a manga ter 15 centímetros. Arremate 5 malhas de cada lado. Trabalhe mais 1 centímetro. Agora, faça 2 malhas juntas em cada lado da carreira, de centímetro em centímetro, 5 vezes.
Mude para o ponto de sanfoninha( 1 T, 1 M) e trabalhe mais 6 centímetros. Arremate-as.

Acabamento:

Faça todas as costuras do casaquinho. Depois disso, passe 1 carreira de meios pontos em crochê em toda a volta (decote, frente e borda inferior) e depois nos punhos.

Faça as casas: comece pela parte inferior do lado direito e trabalhe assim em crochê: 1 mp (meio ponto) em cada 1 dos 2 primeiros pt, * 1 trancinha de 3 pt, pule 3 pt e faça 1 mp no 4º pt, 1 mp em cada um dos 10 pt seguintes; repita do * até ter feito 5 casas (será interessante que uma das casas fique no início da pala e a última bem alta, junto ao pescoço). Faça mais uma carreira de mp, começando outra vez pela parte inferior, sempre com pt sobre pt, sendo que nas casas, cada pt sobre cada pt da trancinha. Continue esta carreira de mp pelo decote e volte do lado esquerdo da frente.

Obs. Vejam como está ficando o meu projeto, ainda não sei se estou fazendo corretamente. Mas quando ficar pronto o casaquinho, postarei foto novamente.

lã fininha
Ponto fantasia em casaquinho de bebê.







Coletinho em tricot com coelhinho de crochet como aplicação

Bordar no Tricot


Olá pessoal, como vão vocês? Por aqui, as agulhas não param rs... A única coisa que parou de funcionar por aqui foi o cartão de memória da máquina digital, que já tem algum tempo que andava dando uns problemas. Por este motivo, até que se troque o cartão de memória, as próximas fotos que irei postar não estarão com uma qualidade assim tão boa, pois serão de celular.
Mas voltando ao assunto do Tricot, fiz este coletinho aí embaixo com base numa foto de uma revista Japonesa. Usei lãs Família, da Pingouin. Achei que ficou simples e uma gracinha:

colete de tricot com bordado e aplicação
Coletinho para bebê de dois anos

Crochê, aplicação de colehinho colete de tricot
Detalhe da aplicação em Crochet

Gostei muito de ter tricotado este coletinho, mudei as cores e achei que ficou bem gracioso. Como podem notar, são bordados no tricot dois corações em cada lado das partes da frente do coletinho e também é bordado um nas costas. Não estão bem feitos os bordados porque eu estava aprendendo a fazer. Sempre quis fazer desenhos, mas trabalhar Intarsia em Tricot é muito complicado e qualquer falha deixa a peça com buracos. Foi aí que vi um video explicativo da Dona Esperanza Rosas. Para fazer desenhos no Tricot, é bem mais fácil usar a técnica de bordado (embora mais demorado, pois primeiro se termina a peça onde irá bordar), e demorei um tempinho para pegar o jeito. Dá pra usar qualquer desenho em  gráfico de ponto cruz para realizar os bordados. Quem quiser, pode ver o video da D. Esperanza, foi o melhor que encontrei em toda a rede.


Explicação sobre como bordar desenhos no Tricot (ponto meia)



Apesar de pouco se falar sobre o assunto de bordado e seus arremates em tricot,( pelo menos em receitas brasileiras), dá para ter certa noção. Em breve, quando conseguir tirar minhas dúvidas a esse respeito, irei postar uma foto de como ficam os arremates e o avesso do ponto bordado em Tricot. ( sou daquelas pessoas neuróticas que prefere dar um nó bem dado no trabalho, do que deixar sem nó e ver todo o trabalho se desfazer aos poucos rsrsrs....).

E para quem quiser arriscar fazer no olhomêtro (como eu fiz) o coletinho, aqui vai a receita certinha. Se você souber ler  em japonês, melhor ainda rsrsrs.....

gráfico e receita do colete em tricô.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Casaquinho de Tricot com Jacquard de Ursinhos

Olá pessoal =)

Bom... Acho que vocês não se lembram de quando postei fotos, começando o casaquinho da Sophia. Se não lembram do post, cliquem AQUI!

Finalmente pronto, o casaquinho ainda é grande para essa sapequinha. Isso é porque a Sophia ainda tem   10 meses e o tamanho do casaco é para dois anos. Mas eu prefiro grande, porque as crianças crescem muiiiiito rápido e espero que ela use bastante(no final de Maio deste ano, a Sophia fará 1 aninho!). Vejam só como ficou o casaquinho finalizado:

casaquinho de tricot para bebê
Casaquinho de ursinhos finalizado. Como podem ver, ainda fica grande para a Sophia rs... 

casaquinho de bebê em tricot
Também tem ursinhos na costa. Ignorem a baguncinha da Sophia rsrsrs...

Eu fiz tudo na base do "olhomêtro". Não me recordo o nome da revista no momento (assim que lembrar eu posto), mas para quem quiser seguir a receita certinha, fica aí embaixo a receita em inglês:

Jacquard de ursinhos Tricot



































Beijão a todos vocês =)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Despertar



Amei desde o começo. Com os frios na barriga, olhares verdadeiros e o desejo de um beijo apaixonado no primeiro encontro.
Amei com minhas limitações, inseguranças e defeitos: ora infantilizada, ora madura, como você bem sabe.
Amei diariamente, como alguém que sente necessidade de doses diárias de um café doce.
Amei com toda a força, alegria e entusiasmo, cada respiração sua.
Amei o tocar de mãos e toda a energia que me fez sentir viva. 
Amei suas desculpas, suas tristezas.
Amei com cumplicidade e também te entreguei o meu melhor lado: minha amizade.
Amei intensamente. Fiz planos para o futuro, construí sonhos, quis ser alguém melhor para você.
Amei da forma que jamais poderia. Passei por cima dos meus medos, engoli seus defeitos e meu orgulho. Acreditei em suas promessas, não quis brigar, propus mudanças.
Amei sua família. Esqueci toda a indiferença e diferença.
Amei sim, a cada detalhe. Da rotina ao desgaste.
Porém um dia aconteceu: tive um estranho despertar. Me dei conta que depois de tanto tempo, já não consigo conjugar o verbo amar no presente.
Mas indiscutivelmente, amei e disto jamais me esquecerei...

Joanna Catharina
08/04/2013

domingo, 7 de abril de 2013

1 Up e Grow up em Crochet!

Oi galera, sei que ando sumida, mas adivinhem... ando tricotando muito e crochetando um pouquinho também! Fora a preguiça de postar no blog kkkkkkkkkkkk, mas isso são outros 500 rs..

Como sabem, não sou muito de crochetar, sou mais ligada ao tricot. Mas minha prima Dyana me pediu um cogumelo do Mário em Crochet, mais precisamente o 1 UP! Viciada que é em games da Nintendo rs.... Enfim, para trabalhar em círculos, acho mais fácil o Crochet. Mesmo assim, sou meio noob em crochet, mas depois de ver uma ultra hiper mega aula da dona Esperanza Rosas! Indico para quem é iniciante em Crochet! Meus cogumelos não ficaram perfeitos como os dela, mas ficaram bonitinhos =)

cogumelo do super mário em croche
1 UP e Grow UP em crochet! A foto tá escura porque é de celular.. rs
Eu SUPER indico o site ( Tejiendo Perú) da dona Esperanza  e pra quem quiser ver a receita no site dela, clica AQUI! O site é perfeito, com videos, receitas e amigurumis que são de encher de vontade de fazer!

Então é isso e espero que se arrisquem assim como eu fiz! =* bjo bjo