gato e lãs

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Jacquard (Jacard) ou Intarsia?

A diferença entre as duas técnicas


Quando o assunto é Tricot, mais cedo ou mais tarde você verá em revistas casacos lindos com desenhos tricotados. Tanto é, que mais cedo ou mais tarde, você também irá querer fazer.
Comigo foi assim. Eu via casaquinhos de bebês coloridos, com florzinhas, corações, cachorrinhos (e meus olhos brilharam, claro rs...). Quando eu era pequenininha, me lembro de ganhar uma "blusa" de lã que havia sido da minha prima Karoline. Eu AMAVA aquela blusa vermelha, porque nela tinha uma árvore em tricot, florzinhas e uma casinha. Faltava me casar com a blusa, mas ela acabou ficando com as mangas curtas e foi doada para outra criança. De fato, crianças gostam de desenhos! 
Recentemente procurei na internet qual é o nome da técnica para tricotar desenhos nos meus casaquinhos de bebê. Aí foi que começou a confusão, há pessoas que dizem ser Jacquard e outras dizem ser Intarsia. Algumas pessoas também dizem que Intarsia e Jacquard não tem diferença.
Então eu resolvi testar.
Encuquei com isso e fiz vááárias tentativas. Inclusive achei um gráfico de ponto cruz e resolvi tentar fazer um passarinho do um Angry Birds. O resultado foi razoavelmente bom, porém o trabalho ficou tooooodo repuxado, porque a distância dos fios cruzados era grande.
Depois, tentei fazer uma receita que estava numa edição antiga da revista Mon Tricot, de uma blusa de cerejinhas. Lá eles juravam que era Jacquard. E deu certo. Não ficou um trabalho repuxado, porque a distância para cruzar os fios era pequena.
Então pude perceber que aqueles desenhos clássicos geométricos (que não possuem tanta distância para cruzar os fios), pode-se chamar de Jacquard (ou jacard, como alguns conhecem). Intarsia exige um outro tipo de cruzamento de fios (se não o trabalho fica repuxado), e normalmente os desenhos a serem tricotados são maiores. Para ter uma ideia observe:

JACQUARD (fonte: http://www.kaleidoblog.be)

INTARSIA (fonte:  http://ptiteshu.canalblog.com/)




Nenhum comentário:

Postar um comentário