gato e lãs

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dicas de Tricot para Iniciantes

Olá! 
Hoje vou postar algumas dicas, para quem está iniciando e em fase de aprendizagem (assim como eu rs...)
Então vamos lá:

  • Separar o material corretamente
Existem vários tipos de lã e muitos números de agulha. É importante para quem está iniciando, sempre ao comprar a lã, observar qual número de agulha corresponde com a lã. Os pontos não ficam legais e dificulta muito o seu trabalho se por exemplo, você usar uma agulha muito fina, com uma lã muito grossa. Antigamente quando se fazia casacos para bebês, usava-se apenas lã fina e própria para bebês. Mas para quem está iniciando, esse tipo de lã (fina) pode desfiar demais, então sugiro que inicie seu trabalho usando lãs e agulhas mais grossas (número 4,5 ou 5,0).
  • Aprender o Básico
Você precisará aprender coisas básicas, tais como montar pontos na agulha, ponto tricot (ponto santa clara), ponto meia ( ponto jersey) etc. Você poderá contar com a ajuda de alguém que já saiba tricotar ou ver videos na internet, ensinando passo a passo como se faz (basta ter lã e agulhas em mãos). Abaixo coloquei alguns links de video da Professora Elaine ( http://www.elainetrico.blogspot.com.br/ ) para ajudar nessa tarefa:

Colocando pontos na agulha

Ponto Tricot (ou Santa Clara)

                             
Ponto Meia (ou Jersey)

  • Ter paciência e praticar bastante
No início, é normal que alguns pontos escapem da agulha ou que alguns pontos fiquem mais frouxos e outros apertados, por isso não se irrite, não tenha pressa e persista. Leva certo tempo para ter mais estabilidade mesmo. Por isso, é fundamental que se tenha paciência tanto por parte de quem aprende, como por parte de quem ensina. Se você está começando a tricotar, não desista, tenha em mente de que você é capaz, basta ter calma, zelo, paciência e praticar bastante. Com o tempo, você estará fazendo peças lindas, confie. Escolha fios compatíveis com o número da agulha e procure por marcas de lã de qualidade, isso também ajuda o seu trabalho ficar mais bonito.
  • Escolher receitas fáceis
É importante ter em mente que se você está inciando, de nada adianta querer colocar a carroça na frente dos bois. Escolha uma receita fácil com os pontos que você já conhece, para quem sabe mais para frente, quando  tiver prática e souber do básico, poder confeccionar aquela receita difícil mas que a peça é linda.

  • Trocar idéias com quem já conhece do assunto e pesquisar na internet
Talvez você não tenha uma pessoa por perto para tirar suas duvidas, mas a grande vantagem é poder contar com a ajuda da internet. Existem inúmeros blogs que possuem diversas receitas!
Os links que coloquei no início por exemplo, são da professora Elaine (ela ensina muitoooo bem e dá várias dicas para quem está iniciando).

Agora é só criar coragem, preparar o material e começar a tricotar.




4 comentários:

  1. Muito obrigada pela sua ajuda, foi muito útil. Eu já fiz algumas peças em crochet mas fiquei curiosa em aprender tricot.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Achei o que procurava ! tricô é sempre meu passatempo . Agora sim vou tirar muitas dúvidas , aprender mesmo . obrigada !

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma dúvida que não achei em canto nenhum,por falta d conhecimento, comprei par d agulhas 2.25 de tricô,mas n achei nda pra fazer com tal, alguma dica?

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Quero aprender a tricotar.
    Mas não sei como começar quais matérias comprar???
    Queria saber também se vale a pena fazer um investimento para trabalhar apenas com isso???
    Obrigada

    ResponderExcluir